Orientações

Criamos aqui um canal de orientação empresarial, abordando diversos temas que possam te ajudar no dia a dia, seja na parte financeira, no ambiente de trabalho, vida profissional.

Planejamento financeiro
DICAS PARA VOCÊ CUIDAR BEM DE SEU DINHEIRO
1. Considere o valor real, líquido, que terá por mês. Antes de cada compra, avalie se é um gasto realmente necessário, se este produto irá mudar algo em sua vida.
2. Tome cuidado com pequenos gasto diários. R$ 1,50 por dia em um café após o almoço são R$ 540,00 (média) no ano. Um bom dinheiro para iniciar um investimento, não?    
3. Analise a possibilidade de contratar um seguro ou convênio médico. Um valor mensal com estes serviços pode te fazer economizar grandes gastos futuramente.    
4. Seja cauteloso com créditos. Parcelas que parecem pequenas podem se tornar uma grande bola neve com outras dessas pequenas parcelas.
5. Se você está fechando todos os meses no vermelho, reveja seus gastos e mude seus hábitos. Determine os gastos a serem eliminados e tente poupar um pouquinho por mês.
6. Estabeleça metas! É sempre mais fácil guardar dinheiro quando se tem metas. Determine também um período para cumprir essas metas.
7. E o principal: Curta a vida! Poupar é importante, mas não se restrinja a tudo que o dinheiro possa oferecer. Manter o equilíbrio e bom senso é a melhor dica que podemos dar.


Mantenha um bom ambiente de trabalho
• Aceite os diferentes gostos e personalidades. Este é o primeiro passo para um ambiente mais harmonioso.
• Elogie um colega por um trabalho bem feito! Um simples elogio basta para melhorar o dia de qualquer um.
• Seja ético, educado e cumprimente as pessoas. Cultive bons relacionamentos no ambiente coorporativo.
• Se algo não te agrada, seja sincero com os seus superiores. Com bons argumentos e respeito, você pode SIM conseguir mudanças significativas.
• Não esteja próximo a fofocas ou críticas a colegas. Evite envolvimento neste tipo de caso.
• Aja sempre com naturalidade, seja você mesmo.
• Seja tolerante com seus colegas de trabalho.


Quatro dicas para manter funcionários engajados
Melhore seu escritório

Os funcionários não querem apenas ambientes funcionais. Eles querem um lugar confortável em que se sintam a vontade para trabalhar, aumentando assim, sua motivação.

Mantenha-os informados

O trabalho pode se tornar mais prazeroso quando os funcionários sabem o que está acontecendo. Dê um feedback sobre os resultados, positivos e negativos, para que eles possam entender erros e melhorar ainda mais acertos.

Seja grato

Nenhum resultado positivo é alcançado apenas com o dono da empresa. Reconheça os méritos na mesma proporção das cobranças, você verá como um simples "obrigado" pode motivar seus funcionários.

Pague um salário justo

O salário ainda é um dos principais motivos de satisfação dos funcionários. Mesmo com todas as dicas acima bem alinhadas, ele vai sair assim que aparecer algo melhor. Analise os custos e seja justo na hora de definir rendimentos do cargo.